Futebol Amador
Nova Califórnia x Bonsucesso: semifinal juvenil é jogo da rodada no sábado
Tem bola rolando, sim senhor!
Mesmo sem jogos programados para o dia das eleições, domingo, 30 de outubro, a Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador tem partidas marcadas para este sábado, dia 29, e para o feriado de quarta-feira, dia 2 de novembro.
É o Boletim 10 de uma das maiores competições do gênero no Brasil, fruto de parceria entre o Bahamas e a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora.
Entre as atrações do Boletim, está o jogo da rodada. Será às 10h de sábado, válido pela fase semifinal da categoria Juvenil, reunindo Nova Califórnia e Bonsucesso Futebol Clube. Serão cinco jogos no sábado, no mesmo local (campo do bairro Cerâmica), pelas categorias de base.
Já na quarta-feira o campo do Progresso irá sediar dois jogos a partir de 8h, ambos pelas semifinais – um da faixa de idade Super Master e outro da Master.
Todas as finais da Copa Prefeitura Bahamas de Futebol Amador estão previstas para o principal palco esportivo de Juiz de Fora – o Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, a partir de 6 de novembro, um domingo, com encerramento em 4 de dezembro, também domingo.
Nova Califórnia
O treinador e dirigente do Nova Califórnia, Marquinho Brinquinho, conta: “nossa equipe é um projeto social que visa tira os jovens das ruas e também alimentar o sonho de ser jogador, projeto esse que já tem 12 anos e com bons resultados”.
Ele cita alguns atletas profissionais que tiveram passagens pelo projeto, como Max Alves, Gustavo Galil e Wellington Santana. “Temos cinco garotos de 11 e 12 anos no Rezende (RJ) e um no América Mineiro”.
O treinador afirma que tem sido muito boa a campanha dos juvenis na Copa e acrescenta que ele teve a experiência de ter participado na Comissão Técnica do sub-20 do Tupi há alguns anos na Copa São Paulo e recentemente estava no Villa Real, movo clube juiz-forano que disputou este ano a Segunda Divisão do futebol mineiro.
Bonsucesso
O ex-craque do Tupi e treinador Walmir de Lima conversou conosco sobre a trajetória do Bonsucesso, tradicional clube formador da Zona Norte da cidade.
“O Bonsucesso é situado na zona norte da nossa cidade, fundado em setembro de 1930”, diz Walmir. Ele explica que em 1992, vendo que havia muitas crianças na rua fora do horário de aula, resolveu trabalhar com as crianças através do esporte, nascendo assim a base do Bonsucesso.
Por falta de recursos financeiros, segundo ele, não disputava torneios de base mas com muita persistência Walmir e Bruno Garcia Motta (professor de Educação Física e Gestão em Esporte) e outros treinadores e incentivadores conseguiram criar a estrutura para formar não obrigatoriamente craques mas pessoas de bom caráter.
Ele cita como parceiros para as despesas a ACI, a Drogaria Pereira de Santa Cruz e a Rezato.
“Com trabalho e humildade, desde 2003 estamos participando da Copa Bahamas e sempre chegando às quartas de final, e nossa categoria tendo sempre reconhecimento de disciplina. Sempre o nosso sub 17 nas semifinais e até mesmo final. Na vigésima edição ganhando nos pênaltis da UFJF”.
Fotos enviadas pelas equipes